terça-feira, 5 de janeiro de 2010

um debate sobre células tronco


Já percebeu que quando se trata de células-tronco a gente nunca acha o meio termo? Ou é um cientista querendo ficar "por cima da carne seca" insinuando que quem é contra é "sem conhecimento, atrasado", ou grupos religiosos dizendo que "não pode fazer isso".

Nos últimos anos, o assunto células-tronco tem sido muito debatido. A verdade é que não se sabe ao certo os reais benefícios (e malefícios)de seu uso. Nossos conhecimentos sobre o assunto estão sempre envoltos por questões éticas, religiosas e científicas, além da apelação da mídia utilizando imagens de pessoas cadeirantes e portadores de doenças as quais acredita-se - veja bem, eu disse ACREDITA-SE - poderem ser curadas através da terapia com estas células, tachando todos aqueles que de alguma forma se opõem ao uso desta como "cruéis, desumanos ou fanáticos".

Alguns cientistas, muitas vezes mal intencionados dizem inverdades sobre o uso desta célula: tudo o que se sabe hoje ainda está sobre muito - e cuidadoso - estudo. E pra completar, do outro lado da moeda alguns religiosos caem matando no uso destas células, muitas vezes sem a conhecerem realmente. O que acontece é que ninguém nunca parou pra conversar com ninguém: não estão interessados em conhecer o lado do outro.

O importante é esclarecer para a população o que as células-tronco realmente são do ponto de vista biológico: células embrionárias caracterizadas por seu enorme potencial de multiplicação e capacidade de se diferenciar em todos os tipos de células, e assim, tecidos. Sabendo dessa parte, vai ficar mais fácil para cada um encaixar esta visão na sua crença.

Toda pessoa tem o direito de pedir pela pesquisa, assim como outras tem também o direito de serem contra. O importante é não sair por aí falando o que não se sabe, impondo sua opinião e assim desrespeitando a opinião alheia.

Obs: infos maiores no site da FioCruz. A foto é de lá também.

Um comentário:

Paulinho disse...

Que bom que ainda existe professores com a sua resposabilidade e conhecimento, parabens pelo trabalho belissimo que você está trilhando.
Sucesso e muito trabalho!