terça-feira, 26 de janeiro de 2010

TOC - Um transtorno que merece ser entendido

TOC é a abreviatura de um problema de ansiedade muito falado hoje em dia: transtorno obsessivo compulsivo. Este transtorno é caracterizado por obsessões e/ou compulsões involutárias do indivíduo, e que causam grande incômodo mental e físico.

A diferença básica entre obsessão e compulsão é que a obsessão é caracterizada por pensamentos persistentes, imagens que aparecem involutariamente na consciência da pessoa. São, por exemplo, o medo frequente e persistente de se contaminar, ficar doente, ferir alguém contra sua vontade, ter uma reação estranha em local público, como gritar, ou organizar coisas de forma simétrica ou com base em um padrão. As obsessões aparecem alguma vez ou ao longo do transtorno.

Já a compulsão se refere ao fato de realizar uma atitude repetitiva, mais relacionada com atitudes físicas (lavar as mãos, verificar se fechou a porta inúmeras vezes).

O fato de não ralizar aquilo que a obsessão ou a compulsão indicam (como "tirar o pensamento" pensando outra coisa ou realizando algum movimento físico ou não poder realizar o ato repetitivo de sua sequencia por algum motivo) causa enorme angústia ao portador do Toc. Podem surgir até mesmo sintomas físicos, como tonturas, palpitações e sensação de formigamento.


Apesar de muito falado, o Toc infelizmente é pouco entendido, o que gera preconceito por parte de quem não conhece o que ele realmente e a angústia que este causa ao portador. Há ainda aqueles que, não conhecendo a realidade psicológica e até mesmo química e biológica deste transtorno (visto que a medicação visa regular componentes químicos do organismo, o que auxilia muito no tratamento; e estudos sobre a influência da genética no Toc já existem) fazem piadinhas, dizem que é frescura, que é falta de vontade da pessoas continuar assim, e o mais comum de todos: chamar o Toc de mania. O que não faz sentido algum. Conhecer o Toc é fundamental para respeitar aqueles que estão passando por esta situação.

Atualmente, o Toc é altamente diagnosticável e tratável.

Obs: informações tiradas dos sites http://www.ufrgs.br/toc/prof6.htm e http://www.virtual.epm.br/tratamento/sostoc/toc.htm Obrigado por disporem as informações e

Parabéns a todos os excelentes profissionais que hoje trabalham para melhorar a qualidade de vida dos portadores deste e de outros transtornos psicológicos!!!

Nenhum comentário: