sexta-feira, 12 de março de 2010

Médico especialista em achar doenças em pintura

Monalisa, de Da Vinci



Tem gente que vai no Museu pra apreciar as obras de arte (aliás, é o que se espera pra fazer em um Museu!!), ou pra ficar um pouquinho mais cult, pagar de inteligente para aquela menina que você está a fim... Mais um médico italiano foi além da nossa rélis visão: o cara encontra problemas médicos em pinturas. Vito Franco, da Universidade de Palermo,  professor de Anatomia Patológica, encontrou problemas em Monalisa, "As meninas" de Velázquez, Miguel Ángel, dentre outros. Segundo sua observação, Monalisa teria colesterol alto, devido o acúmulo de ácidos graxos embaixo da pele, como lipomas nas mãos. Além disso, ela possuía um tumor benigno ao redor dos olhos, devido as bolsas de gordura que podem ser observadas ao redor destes.

Miguel Ángel, arquiteto, pintor e escultor do Renascimento poderia ter cálculos renais, devido seus joelhos inchados observados na pintura "A escola de Atenas", de Rafael. A pintura é muito bonita e retrata diversas personalidades da Filosofia. Se você quer descobrir quem é quem nesta pintura, abra a página do Wikipedia sobre ela. Miguel Ángel é esse sozinho aí na ponta apoiado numa caixa.

"A escola de Atenas"

A menina Margarida, da pintura "As meninas" de Velázquez, foi diagnosticada com síndrome de Albright, uma doença que acomete ossos, pigmentação da pele e é conhecida por causar puberdade precoce.

Linda pintura, que retrata a família do rei Filipe IV da Espanha. Margarida é a personagem central do quadro.


Já na pintura "Retrato de jovem", de Botticelli, sua protagonista foi diagnosticada com síndrome de Marfan, uma síndrome conhecida por desenvolvimento excedente dos membros, que se tornam longos demais.

Retrato de jovem, Botticeli. Além desta obra, pertencente à coleção da Galeria de Arte Nacional de Washington-DC, existem mais duas obras do mesmo autor com o mesmo nome. Veja no detalhe os dedos alongados que Vito Franco cita como sinal de síndrome de Marfan.

O médico apresentou suas conclusões numa conferência médica em Palermo.

Bom galera, beijus e até o próximo post!!

Nenhum comentário: