quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Las Ventanas, paraíso para casais apaixonados (e bons de grana!)

Você já ouvir falar em Las Ventanas? Um paraíso no México, conhecido pelas suítes maravilhosas, clima romântico e preço suave... Uma diária não custa menos que U$ 850! Mas se você dispuser dessa grana, vale a pena: o lugar é um paraíso!! Estou decididamente pensando em passar a lua de mel lá... é,vou ter que começar a poupar desde já... mas deixa pra lá e voltemos ao local: conta com spa, suítes de cara pra praia, além de atendimento personalizado: como o forte lá é o clima de romance, se você quiser um tocador de violino num jantar, ou uma tela de cinema no meio da praia é só encomendar. O local é tão discreto que parece que você é o único hóspede: não se vê mais ninguém. É, o lugar não é pra quem curte balada, é pra quem quer passar a dois mesmo.

Curtiu? Entre no site oficial do local: www.lasventanas.com 

Só pra ficar babando no lugar...




E a minha preferida:



Coisa mais linda esse lugar não?


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Você é um jogador patológico?


Cena: um jovem está jogando video-game sozinho em seu quarto, toca a campainha e sua mãe bate na porta avisar que seus amigos estão lá fora chamando o rapaz para jogar um futebol. O garoto naturalmente para o jogo, salva (é lógico!), desliga o game e vai ao encontro de seus amigos para uma deliciosa partida de futebol. Simples, não? Pois  para 1 em cada 10 jovens que tem o hábito de jogar não é: quando o simples ato de se divertir em frente ao game passa a interferir na vida social e no cotidiano da pessoa, ganha até nome: jogo patológico.


O jogo patológico começa a se manifestar quando ficar em frente ao game ou a net passa a ser primordial: a vida social fica em segundo plano, o rendimento escolar ou profissional são afetados, e em casos mais extremos, até necessidades básicas, como comer, dormir e tomar banho são deixadas de lado.


A necessidade extrema de jogar ainda não é documentada como doença no Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders, livro-chave da psiquiatria americana, mas já é percebida e tratada em muitos casos. Consultar um profissional da saúde é essencial em caso de suspeita.


A gente sabe que navegar na net é quase essencial no mundo atual para se manter atualizado, além de ser super divertido-afinal, eu estou postando neste blog e você está lendo! Mas preferir isso a companhia real, a uma boa refeição ou uma boa noite de sono não é ideal. Portanto, se a campainha tocar e alguém te chamar pra sair, aceite!!!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

TOC - Um transtorno que merece ser entendido

TOC é a abreviatura de um problema de ansiedade muito falado hoje em dia: transtorno obsessivo compulsivo. Este transtorno é caracterizado por obsessões e/ou compulsões involutárias do indivíduo, e que causam grande incômodo mental e físico.

A diferença básica entre obsessão e compulsão é que a obsessão é caracterizada por pensamentos persistentes, imagens que aparecem involutariamente na consciência da pessoa. São, por exemplo, o medo frequente e persistente de se contaminar, ficar doente, ferir alguém contra sua vontade, ter uma reação estranha em local público, como gritar, ou organizar coisas de forma simétrica ou com base em um padrão. As obsessões aparecem alguma vez ou ao longo do transtorno.

Já a compulsão se refere ao fato de realizar uma atitude repetitiva, mais relacionada com atitudes físicas (lavar as mãos, verificar se fechou a porta inúmeras vezes).

O fato de não ralizar aquilo que a obsessão ou a compulsão indicam (como "tirar o pensamento" pensando outra coisa ou realizando algum movimento físico ou não poder realizar o ato repetitivo de sua sequencia por algum motivo) causa enorme angústia ao portador do Toc. Podem surgir até mesmo sintomas físicos, como tonturas, palpitações e sensação de formigamento.


Apesar de muito falado, o Toc infelizmente é pouco entendido, o que gera preconceito por parte de quem não conhece o que ele realmente e a angústia que este causa ao portador. Há ainda aqueles que, não conhecendo a realidade psicológica e até mesmo química e biológica deste transtorno (visto que a medicação visa regular componentes químicos do organismo, o que auxilia muito no tratamento; e estudos sobre a influência da genética no Toc já existem) fazem piadinhas, dizem que é frescura, que é falta de vontade da pessoas continuar assim, e o mais comum de todos: chamar o Toc de mania. O que não faz sentido algum. Conhecer o Toc é fundamental para respeitar aqueles que estão passando por esta situação.

Atualmente, o Toc é altamente diagnosticável e tratável.

Obs: informações tiradas dos sites http://www.ufrgs.br/toc/prof6.htm e http://www.virtual.epm.br/tratamento/sostoc/toc.htm Obrigado por disporem as informações e

Parabéns a todos os excelentes profissionais que hoje trabalham para melhorar a qualidade de vida dos portadores deste e de outros transtornos psicológicos!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

um debate sobre células tronco


Já percebeu que quando se trata de células-tronco a gente nunca acha o meio termo? Ou é um cientista querendo ficar "por cima da carne seca" insinuando que quem é contra é "sem conhecimento, atrasado", ou grupos religiosos dizendo que "não pode fazer isso".

Nos últimos anos, o assunto células-tronco tem sido muito debatido. A verdade é que não se sabe ao certo os reais benefícios (e malefícios)de seu uso. Nossos conhecimentos sobre o assunto estão sempre envoltos por questões éticas, religiosas e científicas, além da apelação da mídia utilizando imagens de pessoas cadeirantes e portadores de doenças as quais acredita-se - veja bem, eu disse ACREDITA-SE - poderem ser curadas através da terapia com estas células, tachando todos aqueles que de alguma forma se opõem ao uso desta como "cruéis, desumanos ou fanáticos".

Alguns cientistas, muitas vezes mal intencionados dizem inverdades sobre o uso desta célula: tudo o que se sabe hoje ainda está sobre muito - e cuidadoso - estudo. E pra completar, do outro lado da moeda alguns religiosos caem matando no uso destas células, muitas vezes sem a conhecerem realmente. O que acontece é que ninguém nunca parou pra conversar com ninguém: não estão interessados em conhecer o lado do outro.

O importante é esclarecer para a população o que as células-tronco realmente são do ponto de vista biológico: células embrionárias caracterizadas por seu enorme potencial de multiplicação e capacidade de se diferenciar em todos os tipos de células, e assim, tecidos. Sabendo dessa parte, vai ficar mais fácil para cada um encaixar esta visão na sua crença.

Toda pessoa tem o direito de pedir pela pesquisa, assim como outras tem também o direito de serem contra. O importante é não sair por aí falando o que não se sabe, impondo sua opinião e assim desrespeitando a opinião alheia.

Obs: infos maiores no site da FioCruz. A foto é de lá também.